quarta-feira, 10 de junho de 2009

Afinal quem é culpado ?
Estremoz, concelho localizado no cruzamento de grandes vias de comunicação. Estremoz, concelho situado no centro de uma subregião de grandes potencialidades. Estremoz isto, aquilo e mais isto e mais outro, etc. Estremoz, no tempo do outro regime, não se desenvolveu por causa do Cortes e do Maldonado e não sei de quem mais. Estremoz, após o 25 de Abril de 1974, não se desenvolveu por causa dos comunistas e dos psd's e dos socialistas, porque o governo é do contra e porque não sei que mais. Estremoz agora é que vai ser porque o governo é da mesma cor, porque nunca foi assim e então isto vai ser o concelho melhor do Alentej0, do País, da Europa e talvez, com um pouquinho de mais esforço, do Mundo.
Já lá vão mais de três décadas após 25 de Abril de 1974, algumas potencialidades foram tornadas realidades, outras nem por isso, outras foram potenciadas negativamente e outras nem sequer foram objecto de qualquer aproveitamento. É a realidade de Estremoz e de parte do País.
Com poucas excepções, os políticos intervenientes directamente nos executivos autárquicos, são naturais do concelho de Estremoz. Partindo do princípio de que o amor ao seu concelho à sua cidade pode ser o factor principal e indispensável para o desenvolvimento, então, no século XXI, o concelho de Estremoz proporcionaria a todos uma qualidade de vida de invejar.
Estremoz continua à procura de projecto de desenvolvimento e de rumo. Estremoz continua a deixar desmoronar o seu património histórico e arquitectónico. Estremoz continua a não querer aproveitar muitas das sempre faladas potencialidades e quando alguma coisa foi feita só saiu porcaria e esbanjamento de dinheiro (pavilhão, piscinas, estádio, infra-estruturas urbanas, etc). Querem mais ?. Estremoz contínua a não querer aproveitar as ideias inovadoras só por serem provenientes de quem defende outras convicções politicas. Estremoz continua a ter a pouca sorte de ver chegar ao poder pessoas que só pensam em si próprias e nos arranjinhos para os amigos e amigas e outros que tais, desde que sejam da sua cor política e outras coisas. Estremoz continua a ver os oportunistas sem escrúpulos e sem vergonha, usarem o poder politico para fazer chantagem junto dos munícipes, esbanjando tempo e delapidando todas as oportunidades. Estremoz foi adiado, estagnou e sente vergonha.
Afinal quem é culpado ?
Somente dos vários actores políticos que por cá passaram.
Recordem e façam uma reflexão. Vem aí eleições autárquicas. Depois digam que foram enganados.