quarta-feira, 10 de junho de 2009

Afinal quem é culpado ?
Estremoz, concelho localizado no cruzamento de grandes vias de comunicação. Estremoz, concelho situado no centro de uma subregião de grandes potencialidades. Estremoz isto, aquilo e mais isto e mais outro, etc. Estremoz, no tempo do outro regime, não se desenvolveu por causa do Cortes e do Maldonado e não sei de quem mais. Estremoz, após o 25 de Abril de 1974, não se desenvolveu por causa dos comunistas e dos psd's e dos socialistas, porque o governo é do contra e porque não sei que mais. Estremoz agora é que vai ser porque o governo é da mesma cor, porque nunca foi assim e então isto vai ser o concelho melhor do Alentej0, do País, da Europa e talvez, com um pouquinho de mais esforço, do Mundo.
Já lá vão mais de três décadas após 25 de Abril de 1974, algumas potencialidades foram tornadas realidades, outras nem por isso, outras foram potenciadas negativamente e outras nem sequer foram objecto de qualquer aproveitamento. É a realidade de Estremoz e de parte do País.
Com poucas excepções, os políticos intervenientes directamente nos executivos autárquicos, são naturais do concelho de Estremoz. Partindo do princípio de que o amor ao seu concelho à sua cidade pode ser o factor principal e indispensável para o desenvolvimento, então, no século XXI, o concelho de Estremoz proporcionaria a todos uma qualidade de vida de invejar.
Estremoz continua à procura de projecto de desenvolvimento e de rumo. Estremoz continua a deixar desmoronar o seu património histórico e arquitectónico. Estremoz continua a não querer aproveitar muitas das sempre faladas potencialidades e quando alguma coisa foi feita só saiu porcaria e esbanjamento de dinheiro (pavilhão, piscinas, estádio, infra-estruturas urbanas, etc). Querem mais ?. Estremoz contínua a não querer aproveitar as ideias inovadoras só por serem provenientes de quem defende outras convicções politicas. Estremoz continua a ter a pouca sorte de ver chegar ao poder pessoas que só pensam em si próprias e nos arranjinhos para os amigos e amigas e outros que tais, desde que sejam da sua cor política e outras coisas. Estremoz continua a ver os oportunistas sem escrúpulos e sem vergonha, usarem o poder politico para fazer chantagem junto dos munícipes, esbanjando tempo e delapidando todas as oportunidades. Estremoz foi adiado, estagnou e sente vergonha.
Afinal quem é culpado ?
Somente dos vários actores políticos que por cá passaram.
Recordem e façam uma reflexão. Vem aí eleições autárquicas. Depois digam que foram enganados.

11 comentários:

Pelourinho de Estremoz disse...

Tomei a liberdade de publicar o seu texto no meu blog por concordar inteiramente com o conteúdo do mesmo

Zé disse...

Um texto de merda!! Completamente hipocrita!

Anónimo disse...

Já passaram pela Autarquia todas as cores políticas, a avaliar pelo seu texto nínguem fez nada que lhe agradasse, por favor candidate-se nas próximas eleições faça tudo o que os outros não fizeram até hoje, se for capaz Estremoz agradece. Tanta demagogia!....

Anónimo disse...

Sabemos que o pS Nacional vai dar mais destaque a Bobra e fazê-la crescer como a 2ª cidade do Alentejo Central. Um novo hospital estará já na mente de alguns governantes para Bobra, sendo que Estremoz ficará de rectaguarda, como tipo "hopsital de dia", Estamos a falar já para 2012. Tudo isto pela importancia no partido relativamente a Dr. Sá

Roseira disse...

Considero o texto muito esclarecedor daquilo que se tem passado em Estremoz. Principalmente, neste mandato, foi notória a preocupação deste executivo de 'meter na gaveta' tudo aquilo que estava 'encaminhado' pelo Mourinha. Actuando desta forma mandou-se dinheiro para o lixo, mandaram-se projectos para o lixo, e assim vai o meu ESTREMOZ.

Tremoceiro disse...

O zé, além de mal educado, deve fazer parte do lote de diversos compadrios que or cá andam, de todas as cores. Há gente muito boa em todos os quadrantes politicos. Estremoz ainda não teve sorte.

Tremoceiro disse...

O anónimo tem razão. Mas estou perfeitamente à vontade para falar. Já dei o meu pequeno contributo a Estremoz, durante mais de 30 anos, participando actvamente na vida de várias coletividades recreativas, culturais e desportivas. Quanto à actividade politica também já lá estive activamente nos orgãos autárquicos, mas como nunca aceitei apenas abanar a cabeça ao partido a troco de tacho, resolvi abandonar. Tenho convicções, ideias e princípios e não abdico deles para ter um tacho.

Anónimo disse...

Quais projectos? só se fossem projectos encaminhados para as adegas da região? e ainda há quem venha pedir votos para este candidato? Mier....

José Gonçalez disse...

Caro Tremoceiro, já vi, no blog "Pelourinho", utilizarem uma expressão do meu texto de ontem, "a nossa cor", como que a indiciar, induzir, que esse Zé seria eu. Meu caro, Germano e género humano não são a mesma coisa, nada tenho a ver com esse "Zé" e lamento que queiram fazer alguma ligação comigo. Há muitas Marias na terra e não tenho culpa dos disparates de outros, só porque se apresentam como o meu nome.
Abraços, José Gonçalez.

Tremoceiro disse...

Caro Zé Gonçalez, assim é que é. Disse presente porque quem não se sente ........As respostas a Zé (nem a merece) e a Anónimo (parece ser semelhante) destinaram - a quem tiver a carapuça. Continuarei a tocar nas feridas que por cá e noutras paragens. Ninguém é perfeito mas a minha formação não me permite descer a níveis tão baixos. Um abraço Zé Gonçalez.

Sagres disse...

Então tremoceiro já não dás tremoços? Olha que está na altura de te safares (o verão e as fresquinhas)