terça-feira, 13 de outubro de 2009

OS DONOS DA DEMOCRACIA

Têm surgido alguns comentários pouco dignos, por parte de anónimos, após a eleição para os órgãos autárquicos em Estremoz. É verdade que ninguém fica contente quando não ganha, mas tem de respeitar os que obtiveram maior número de votos, logo, maior número de apoiantes. Também não é menos verdade que quem fica com os louros da vitória tem de respeitar as opções de escolha dos que, em menor número, tiveram outras opções. Em democracia não há inimigos, não há guerra, há adversários e as lutas são ideológicas, de defesa de princípios, de convicções e de diferentes formas do exercício do poder democrático. Em democracia a liberdade de cada cidadão termina onde começa a liberdade do próximo. Vividos trinta e cinco anos de democracia, em Portugal, os eleitores são suficientemente esclarecidos e inteligentes, que dispensam qualificações de menoridade e de burros, que alguns, supostamente socialistas, estão a atribuir aos estremocenses. Os estremocenses, neste caso a maior parte, manifestou a sua insatisfação e disse que não queria nem os candidatos do Ps, nem do Psd, nem da Cdu, nem do Cds e nem do Be. Ponto final. A escolha foi a melhor ? Daqui a 4 anos se saberá. Também não escolhi como a maioria, tive outra opção, mas aceito, respeito e espero que Estremoz possa beneficiar com esta mudança. Têm legitimidade. Quem não tem legitimidade para chamar burros e atrasados mentais aos estremocenses, são os anónimos socialistas ou não socialistas. Se são socialistas não ficarão contentes se todos os Portugueses que não votaram em José Socrates ( e foi a maioria), vos chamarem burros, retrogados e pouco inteligentes por terem votado como votaram. Não pode haver dois pesos e duas medidas. Penso que nem todos os socialistas em Estremoz, terão essa postura. Um pouco de respeito só lhes fica bem. Quem assim não pratica, não merece viver por cá. Escolham outras paragens. A democracia não tem donos.

11 comentários:

Anónimo disse...

Desculpe mas os comentários indecentes começaram ao longo da campanha eleitoral e vieram de ambas as partes.
Temos que respeitar os vencedores independentemente das nossas preferências.
É verdade que havia muitas pessoas descontentes com o Dr.Fateixa mas também existia uma grande sede de afastá-lo por parte dos outros partidos.Só tinha achado mais digno da parte dos militantes e apoiantes da CDU e do PSD não andarem a apoiar os seus candidatos(duas pessoas de respeito e muito competentes para ocuparem o lugar de presidente da camara)e apoiarem directamente o MIETZ. Esta "coligação invisivel/encoberta" não os dignifica.

Anónimo disse...

Subescrevo.Parabéns pelo post.

AS disse...

Jogo sujo foi o que fizeram alguns destacados militantes do PSD e da CDU que encapotados andaram a apoiar o Mourinha. Não é preciso dizer nomes pois não?

gajo do castelo disse...

É a primeira vez que visito este blog, como tal surpreendeu-me a análise extremamente lúcida que fez neste post. Os meus sinceros parabéns!

Eu votei em branco, mais uma vez, porque não estava contente com o desempenho do anterior executivo e penso que o regresso do Sr. Luís Mourinha não vem acrescentar nada de novo. Contudo, terei todo o prazer em estar errado.

Em relação à atitude dos derrotados, infelizmente, não me surpreende. A democracia é muito bonita mas só quando se ganha (ou quando dá jeito).


Precisam-se de mais e verdadeiros tremoceiros... urgentemente!

Anónimo disse...

Investiga onde pára o pilim que ia da cme para pagar á Rádio? quinhentas pesetas por mês que desapareceram da conta (ou nunca lá chegaram, mas sairam da Cme)
á enchidos metidos ao barulho ehehehehehe

Anónimo disse...

O Raimundo teria muito para contar.............

Anónimo disse...

...sobre a campanha que fez pelo MiETZ?

Anónimo disse...

lolllll o PSD desprezou simplesmnete o Raimundo.

Anónimo disse...

Ele já deu o seu contributo, agora deve dar lugar a outros mais jovens

Línica disse...

Raimundo? Não posso querer, esse ainda pensa que tem o rei na barriga? E ainda passa o tempo com o rabo sentado nas cadeiras do Águias? Do que se governará ele?

Anónimo disse...

Coitado clientes poucos ou nenhuns e já foi chão que deu (poucas) uvas esse Raimundo