segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Percas e desperdícios
O tempo passa e a memória do povo nem sempre se mantém activa. Um pouco no seguimento do "Estremoz Terra de (des) Encantos" lembrei-me de fazer um pequeno levantamento de algumas obras feitas no concelho de Estremoz, após o 25 de Abril de 1974. Pavilhão desportivo ao Caldeiro, Estádio Municipal, arrelvamento do Estádio Municpal, Piscinas Municipais, Pavilhão na parte traseira do Edifício da Câmara, Obra do Rossio, renovação do asfalamento de algumas ruas e estradas, Zona Industrial de Monte Pistola, alguns recintos polidesportivos em algumas freguesias, abastecimento de água à cidade e a algumas freguesias, autorização para loteamentos e construção de bairros habitacionais.
Equipamentos e infra estruturas desligados de outros ou nem sequer permitem que haja continuidade e evolução. A mobilidade e acessibilidade dos cidadãos, quer no património já existente, quer no edificado de novo, é uma autentica vergonha, nada feito. Piscinas entulhadas, estádio construído distante do parque escolar, bancadas do estádio mal construídas (serão seguras para atletas e espectadores ?), pista de atletismo inviabilizada por construção de mini campo de futebol relvado, urbanizações com ruas com medidas da idade média, inviabilizando futura rede de transportes urbanos, inexistência de espaços verdes e de parques de estacionamento, redes de esgotos descontínuas e com difícil ligação a outras, ruas da zona industrial onde não podem circular dois camiões em sentidos opostos, asfaltamento das ruas sem substituição de esgostos, águas, telefones, eletricidade, etc, polidespotivos com pisos inadequados ao clima e à prática desportiva, para não falar do que foi pura e simplesmente abandonado.
Todas estas obras ou quase todas eram necessárias. Todas estas obras foram mal feitas, sem qualidade, sem candidaturas a fundos comunitários, algumas delas ainda hoje não se deve saber quanto custaram, outras absolutamente desadequadas aos interesses dos munícipes, das empresas, dos utentes, principalmente dos jovens e estudantes, e outras apenas deram satisfação aos interesses financeiros de proprietários de terrenos e de alguns empresários menos escrupulosos, mas amiguinhos de Estremoz.
Porque é que tudo isto aconteceu ? Sem por em causa a honestidade e a honorabilidade dos diversos autarcas (até prova em contrário), foi tudo feito em cima do joelho, de acordo com a ideia de cada autarca, sem pensar no futuro e sem o saber de pessoas qualificadas nas respectivas áreas. A cidade e o concelho não foram planeados.
Perdeu -se tempo, perdeu- se o futuro, perderam - se as pessoas, que procuraram outros destinos, gastaram e desperdiçaram verbas do município e desperdiçaram fundos comunitários incalculáveis. São tempos e oportunidades que não voltam. São percas e desperdícios irrecuperáveis.
Por favor, não repitam.

2 comentários:

AJPM de ETZ disse...

E subscrevo integralmente "Percas e desperdícios" como subscrevi integralmente "Estremoz Terra de (des)Encantos" onde o "tremoceiro" exprime, estou certo, o sentir da maioria dos Estremocences (naturais ou residentes em Estremoz).
Por isso insisto:

«Vamos mesmo pensar em dar a cara e, mais dia menos dia, acabar com os actuais profissionais da política que têm estado a conduzir para a degradação o Concelho e a Cidade de Estremoz.
Há gente válida em Estremoz, podem disso estar certos.»


AJPM de ETZ

Luis Mariano disse...

Caro Blogger e respectivos/as participantes: Tomo a liberdade de "invadir" o vosso espaço para vos pedir o voto na lista do Bloco de Esquerda à Câmara e Assembleia Municipal de Estremoz.
Normalmente - tanto a nível de associações como a nível institucional - refere-se mais o executivo (neste caso a Câmara) do que a Assembleia Municipal que é o orgão deliberativo por excelência.
Assim, e porque acho que o Bloco tem uma palavra a dizer no nosso Concelho, apelo a que não metam "os ovos" todos no mesmo cesto...
O voto útil é aquele que serve para mudar alguma coisa.
Para lutar, para mudar, mas também - e fundamentalmente - para criar concensos.
Votar no Bloco é o primeiro sinal de mudança...
Obrigado.
Luis Mariano